OPERACIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS DIRECIONADOS AOS PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE EM HOSPITAL DE ENSINO
Resumo
Introdução: A característica crônica da artrite reumatoide e as limitações advindas da sua progressão podem representar impacto nas condições físicas, psicológicas e sociais, bem como na qualidade de vida dos indivíduos afetados. Nesse sentido, é importante entender e monitorar os efeitos da artrite reumatoide e do seu tratamento na saúde dos pacientes, uma vez que essas informações são fundamentais na avaliação do grau de atividade da doença, da capacidade funcional e da eficácia e segurança terapêutica. Objetivo: O projeto supra-citado faz parte de um projeto maior que visa estruturar e operacionalizar serviços farmacêuticos direcionados aos pacientes com artrite reumatoide em hospital de ensino. Métodos: Nos primeiros meses desse ano várias etapas relativas à parte de estruturação dos serviços farmacêuticos foram realizadas tais como: diagnóstico situacional do cenário da pesquisa; elaboração dos instrumentos de coleta de dados e acompanhamento dos pacientes e treinamento da equipe de acompanhamento dos pacientes. Além de colaborar nas atividades descritas, a aluna também contribuiu na elaboração de folderes para divulgação do serviço junto aos pacientes e profissionais da saúde envolvidos no projeto. O projeto piloto será iniciado nesse próximo mês de setembro. Conclusão: A participação da aluna no projeto tem proporcionado a relação entre teoria e prática e a oportunidade de trabalhar em equipe multidisciplinar ao mesmo tempo em que colabora para a formação profissional a partir de uma visão humanística e social.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Urbano da Silva, M., Monteiro, M. P., Oliveira, B. E., & Monteiro, M. P. (2017). OPERACIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS DIRECIONADOS AOS PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE EM HOSPITAL DE ENSINO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5355. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30379
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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