PARFOR UFC: UM ESTUDO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA CREDE DE JUAZEIRO DO NORTE.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar indicadores educacionais do programa PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), ofertado pela UFC (Universidade Federal do Ceará), e que atua em 19 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) do estado do Ceará. Este estudo irá destacar a CREDE de Juazeiro do Norte. Nesse contexto, serão analisados os indicadores educacionais para conhecimento sobre como o projeto está atuando nessa região, bem como seus pontos positivos e negativos. Dessa forma, é possível identificar que aspectos devem ser melhorados, quais medidas serão mais apropriadas, o que fazer para evitar evasões, como trabalhar o rendimento do aluno, entre outras ações visando, também, a avaliação do MEC (Ministério da Educação). Para fazer o estudo dos indicadores, os bolsistas recorreram ao banco de dados do PARFOR, a pesquisas na internet, buscando informações no site da universidade. Além disso, houve a necessidade de entrar em contato com a coordenadora responsável pela CREDE a procura de dados que ainda não se encontravam no sistema. De acordo com o que foi coletado, percebeu-se que a CREDE em estudo tem apresentado rendimento satisfatório frente ao projeto, isso pode ser visto tanto no número de matrículas, notas e frequências quanto no quesito evasões. Entretanto, há ainda alguns aspectos a serem melhorados, como em relação à infraestrutura, comprometimento e compreensão por parte dos gestores locais em relação ao trabalho realizado. Dessa forma, espera-se que tais problemas sejam amenizados e que a CREDE de Juazeiro do Norte continue contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica Brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Flor, L. M., Junior, E. M. do N., & Braga, A. E. (2017). PARFOR UFC: UM ESTUDO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA CREDE DE JUAZEIRO DO NORTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5372. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30396
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.