PLANTAS DO BIOMA CAATINGA COMO FONTE DE MICROMOLÉCULAS BIOATIVAS: PROSPECÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado “Plantas do bioma caatinga como fonte de micromoléculas bioativas: prospecção química e atividades biológicas” têm como principal objetivo, realizar estudos químicos de espécies encontradas na flora nordestina, visando o isolamento de compostos bioativos. Dessa forma, a espécie Moringa oleifera Lam. (Moringaceae) foi selecionada para estudo, por se tratar de uma planta medicinal importante, que embora seja exótica, encontra-se bem adaptada e extremamente difundida no Nordeste brasileiro. M. oleifera é denominada na medicina popular de árvore milagrosa, e quase todas as suas partes (raiz, casca, goma, folhas, flores, sementes e óleo de sementes) são utilizadas no tratamento de inflamações, infecção, diabetes, doenças cardiovasculares, gastrointestinais, dentre outras. Diferentes classes de metabólitos secundários já foram isoladas e relatadas para a espécie, dentre as quais, estão esteroides, flavonoides, polissacarídeos, benzilisotiocianatos, dentre outros. Para o estudo químico desenvolvido, inicialmente foram obtidos os extratos clorofórmico e etanólico das flores de M. oleifera. O extrato clorofórmico foi submetido a sucessivos fracionamentos cromatográficos sobre gel de sílica, resultando no isolamento da substância denominada MFLC-1. A partir de análises de dados espectrais de RMN H-1 e C-13 foi possível caracterizar o composto MFLC-1 como sendo o benzilisotiocianato (4’-O-acetil-α-L-raminosiloxi)benzilisotiocianato. Este composto é biologicamente ativo e está sendo utilizado como substrato para obtenção de diferentes derivados reacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes da Silva, J., Mafezoli, J., Câmara de Carvalho, L. I., Capistrano, A. L. de O., & Barbosa, F. G. (2017). PLANTAS DO BIOMA CAATINGA COMO FONTE DE MICROMOLÉCULAS BIOATIVAS: PROSPECÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5385. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30409
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.