RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE METAIS
Resumo
INTRODUÇÃO: O lixo eletrônico é considerado um dos problemas ambientais de grande destaque hoje em dia. Celulares, computadores e aparelhos de tv são exemplos de eletroeletrônicos que estão sempre tendo novas versões, é notável que a vida útil desses aparelhos vem diminuindo ao longo do tempo. A maioria dos eletroeletrônicos vão parar em aterros ou lixões como resíduos comuns. Com a reciclagem e possível fazer a separação de alguns metais, sendo estes: ouro, prata, cobre, alumínio, zinco, ferro entre outros. OBJETIVO: Nosso projeto tem como intuito fazer a reciclagem do lixo eletrônico e trazer essa abordagem para sala de aula utilizando material de fácil acesso à comunidade escolar e como forma de contextualizar o ensino de química. METODOLOGIA: O processo utilizado para poder fazer a reciclagem química, foi o processo de hidrometalurgia, ou seja, é a extração dos metais com o uso da lixiviação, usando uma mistura de ácido muriático (ácido clorídrico comercial) e água oxigenada 10 volumes (peróxido de hidrogênio) com controle de gases produzidos a fim de evitar que estes sejam lançados na atmosfera. A solução resultante foi analisada qualitativamente (análise semimicro) para identificação dos metais presentes. CONCLUSÃO: foi identificada a presença de Cu, Ni, Fe, Al e Sn. A técnica utilizada pode ser aplicada em sala de aula do ensino médio. Onde seria abordado a atual situação da reciclagem do lixo eletrônico no brasil, e mostrar como a química está presente no nosso dia a dia, além de subsidiar os conteúdos de reações químicas, poluição ambiental (chuva ácida por exemplo), entre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima de Souza, M. A., Almeida, M. M., Fernandes, M. M. de L., & Bonfim Vidal, R. M. (2017). RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DO LIXO ELETRÔNICO ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE METAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5442. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30466
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.