ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO DE CÉLULAS REPRODUTIVAS EM AUXILIO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, FUTURO DOCENTE.
Resumo
Ao longo da disciplina Biologia do Desenvolvimento temos grande dificuldade em compreender as unidades morfológicas e fisiológicas do módulo de embriologia animal, em virtude de tais elementos serem microscópicos, aparentemente abstratos e de difícil compreensão. Assim viu-se a necessidade de uma alternativa para tal situação, construindo um modelo didático que possibilitaria a criação de uma visão mais integral acerca de um dos conteúdos ministrados em sala: a esquematização tridimensional de células sexuais. Uma vez que, notou-se sucesso dessa atividade no quesito de facilitação da compreensão por nós, alunos, trago agora, na qualidade de bolsista do PIBID Biologia, a aplicação de maneira mais simplificada de tal modelo lúdico em uma turma de ensino médio para a facilitação de conteúdos de embriologia. O método utilizado em tal atividade consistiu, como dito acima, em levar para uma sala de aula, por meio dessa atividade , materiais necessários para a construção das células sexuais. No geral, o principal material usado foi massa de Biscuit para a modelagem e alguns acessórios fáceis de utilizar, para o seu auxílio. A ideia central foi utilizar cada cor de massa para cada estrutura principal dessas células. Espera-se, portanto, que esta atividade tenha o mesmo sucesso obtido da sua aplicação em uma turma de ensino superior, o qual seria expandir a visão holística dos alunos e reprimir a visão limitada e subjetiva de tais elementos. Explorar a atividade cognitiva desses, por meio de diversidades de cores e formas, estimula a interação entre os alunos e despertar a criatividade, assim como o interesse dos mesmos acerca desse assunto tão importante e pouco explorado no ensino médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferro Aires, A. D., Teixeira de Andrade, J. V., & Feitosa Silva, J. R. (2017). ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO MODELO DIDÁTICO DE CÉLULAS REPRODUTIVAS EM AUXILIO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE EMBRIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, FUTURO DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5575. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30599
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.