AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: O QUE AS CRIANÇAS INVESTIGAM, DESCOBREM E EXPERIMENTAM NA CULINÁRIA.
Resumo
O presente trabalho apresenta uma estratégia didático pedagógica, demonstrando uma experiência realizada por meio do trabalho com projetos e desenvolvida na interação com crianças de diferentes faixas etárias (12 meses a 18 meses e 5 anos) de uma instituição pública de Educação Infantil do município de Fortaleza. As autoras participam do Projeto de Extensão “ O trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: contribuindo para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Infantil” que busca fomentar a troca e ampliação de conhecimento sobre a organização do trabalho na Educação Infantil, favorecendo uma prática pedagógica comprometida com os interesses das crianças. Essas práticas pedagógicas surgiram a partir da interação das crianças das Turmas Infantil 3 e Infantil 5, quando demonstraram interesse pelos bichos, o que possibilitou o estreitamento das relações e a autonomia das crianças nas descobertas e questionamentos sobre a natureza. Nossas ações de escuta atenta aos questionamentos e necessidades das crianças nos permitiram utilizar a pedagogia de projetos, entendendo assim, como a maneira que mais valoriza o protagonismo infantil, ampliando o conhecimento e encantamento das crianças diante do mundo. Fundamentamos as ações em alguns autores que ressaltam a importância da escuta das necessidades das crianças e da expressão das múltiplas linguagens, entre eles Malaguzzi (2006), Fochi (2015), Tedeschi (2015). Nesse contexto, as crianças puderam relacionar-se por meio das múltiplas linguagens, participando de momentos de culinária, onde puderam experimentar sabores, elaborar formas dos “bichos”, registrando suas observações e ampliando sua imaginação, e assim proporcionando momentos de muito prazer. Durante a receita da pizza, as crianças tiveram autonomia na escolha dos ingredientes e no preparo, compartilhando com seus pares sabores e texturas, fazendo relação assim com a forma dos bichos que encontraram no gramado da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Auricelia da Silva, M., Araújo da Fonseca, D., & Cabral Costa, M. A. (2017). AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: O QUE AS CRIANÇAS INVESTIGAM, DESCOBREM E EXPERIMENTAM NA CULINÁRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5592. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30616
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.