AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: O QUE AS CRIANÇAS INVESTIGAM, DESCOBREM E EXPERIMENTAM NA CULINÁRIA.

Autores

  • Maria Auricelia da Silva
  • Dayanna Araújo da Fonseca
  • Marcelle Arruda Cabral Costa

Resumo

O presente trabalho apresenta uma estratégia didático pedagógica, demonstrando uma experiência realizada por meio do trabalho com projetos e desenvolvida na interação com crianças de diferentes faixas etárias (12 meses a 18 meses e 5 anos) de uma instituição pública de Educação Infantil do município de Fortaleza. As autoras participam do Projeto de Extensão “ O trabalho com Projetos na UUNDC/UFC: contribuindo para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Infantil” que busca fomentar a troca e ampliação de conhecimento sobre a organização do trabalho na Educação Infantil, favorecendo uma prática pedagógica comprometida com os interesses das crianças. Essas práticas pedagógicas surgiram a partir da interação das crianças das Turmas Infantil 3 e Infantil 5, quando demonstraram interesse pelos bichos, o que possibilitou o estreitamento das relações e a autonomia das crianças nas descobertas e questionamentos sobre a natureza. Nossas ações de escuta atenta aos questionamentos e necessidades das crianças nos permitiram utilizar a pedagogia de projetos, entendendo assim, como a maneira que mais valoriza o protagonismo infantil, ampliando o conhecimento e encantamento das crianças diante do mundo. Fundamentamos as ações em alguns autores que ressaltam a importância da escuta das necessidades das crianças e da expressão das múltiplas linguagens, entre eles Malaguzzi (2006), Fochi (2015), Tedeschi (2015). Nesse contexto, as crianças puderam relacionar-se por meio das múltiplas linguagens, participando de momentos de culinária, onde puderam experimentar sabores, elaborar formas dos “bichos”, registrando suas observações e ampliando sua imaginação, e assim proporcionando momentos de muito prazer. Durante a receita da pizza, as crianças tiveram autonomia na escolha dos ingredientes e no preparo, compartilhando com seus pares sabores e texturas, fazendo relação assim com a forma dos bichos que encontraram no gramado da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Auricelia da Silva, M., Araújo da Fonseca, D., & Cabral Costa, M. A. (2017). AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: O QUE AS CRIANÇAS INVESTIGAM, DESCOBREM E EXPERIMENTAM NA CULINÁRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5592. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30616

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência