DIFUNDINDO UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS: A ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA CÉSAR CALS
Resumo
O PIBID Educação em Direitos Humanos promove diversas discussões no âmbito escolar relacionados a temática de gênero e sexualidade. Aqui iremos abordar a atuação na Escola César Cals, onde o projeto atua ao longo dos últimos cinco anos. A escola enquanto instituição social reproduz e acirra as desigualdades sociais na sua estrutura, colocando como "natural" os acontecimentos. A escola pública funciona como local de preparação dos futuros trabalhadores com seus corpos e mentalidades moldados ao gosto dos mercados. Essa percepção crítica, no entanto, precisa ser acompanhada de uma prática positiva e propositiva. Tomamos a responsabilidade de tornar a educação como forma de apropriação do legado cultural da humanidade pelos estudantes para sua emancipação enquanto sujeitos da História. Nas atividades propostas pelo PIBID enfrentamos a onda conservadora apresentada pela polarização social. Durante o primeiro de 2017 realizamos intervenções em sala de aula relacionadas a casamento infantil e violência contra a mulher. Ao fim do semestre, aplicamos um questionário sobre diversidade na escola nas turmas de segundo ano do ensino médio. Pretendemos a partir dos resultados do questionários avaliar os impactos dos debates realizados, um balanço da repercussão da atuação do PIBID na dinâmica escolar bem como na formação pessoal dos estudantes. Os questionários evidenciam a percepção pelos estudantes das opressões de gênero, classe e sexualidade que permeiam seu cotidiano. Não há dúvida que nosso projeto é fundamental nesse processo de reconhecer a si e alterar a realidade.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira da Silva, L. E., Ferreira, A. C. do A., Parga, F. R., Inocêncio, M. C., & Natividade, M. T. (2017). DIFUNDINDO UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS: A ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA CÉSAR CALS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5628. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30652
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
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