ESTÍMULOS DA PROPRIOCEPÇÃO DE MODO LÚDICO EM DANÇA
Resumo
O trabalho trata-se de uma atividade em que os participantes se dividem em duplas e, de maneira lúdica, estimulam sua capacidade de reconhecer como o corpo está localizado no espaço; força, direções e posições de cada membro. Desse modo se pretende o estímulo da propriocepção a partir de alguns comandos e ações corporais. A atividade acontece em cinco fases (ou etapas) pelas quais os envolvidos irão passar. Em cada fase existem ações/comandos que gradualmente vão aumentando seu nível de dificuldade, por exemplo; se na primeira fase as ações são Descer e Subir na segunda fase serão Descer, Deitar e Subir assim, uma dupla de cada vez irá passar por cada etapa. As ações são indicadas no chão, em tablados feitos artesanalmente, onde estão nomeados os comandos. A regra fixa é a sustentação de uma pequena bola em determinada parte do corpo a ser sorteada, no caso de ser o osso frontal do crânio as pessoas da dupla seguram a bola com suas testas e seguem os comandos da etapa em questão. Logo, devem ser encontradas resoluções corporais, em movimento, para que a bola não venha ao chão antes do comando ser cumprido. Com as partes do corpo específicas que são sorteadas a cada fase, também abre-se espaço para o aprendizado de noções de anatomia. Ao fim das etapas os participantes ficam livres para experimentar modos de dançar com a bola na parte do corpo que quiserem com ou sem o uso de música, no caso da primeira experiência, optamos por usar. O trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do Curso de Lincenciatura em Dança coordenado pela Dra.Profa. Rosa Cristina Primo Gadelha durante o segundo semestre de 2017.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues Campos Neto, J. D., Bonfim, A. W. da C., Ferreira, M. A. de S., Santos de Vasconcelos, L., & Primo Gadelha, R. C. (2017). ESTÍMULOS DA PROPRIOCEPÇÃO DE MODO LÚDICO EM DANÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5641. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30665
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
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