NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Na atualidade a discussão sobre as questões ambientais ganhou notoriedade tanto no âmbito do ensino formal quanto no informal, devido aos intensos efeitos nocivos provocados ao ambiente. Neste trabalho optamos por desenvolver atividades no âmbito da educação formal, tendo em vista, as possibilidades do ambiente escolar. Entendemos que a Educação Ambiental deve ser pensada e inserida na prática profissional dos professores da disciplina de Geografia, pois esta, também, se compõe de temáticas ligadas ao ambiente e seus impactos. A metodologia adotada na pesquisa foi notadamente a qualitativa, utilizando-se de questionários, planejamento e desenvolvimento de atividades práticas junto aos alunos da educação básica. O trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual situada na cidade de Fortaleza e teve como público, alunos do 2° ano do ensino médio. Para chegar a estas atividades foi necessário traçar o perfil ambiental da escola, dos alunos e dos professores, este último grupo, foi indagado sobre a forma como eles inseriam a temática ambiental em suas aulas, para isso aplicamos questionários com professores de diversas áreas, buscando visualizar a suas práticas nos diversos campos do conhecimento. O conteúdo norteador da prática de sala de aula foi o tema meio ambiente, onde este embasou um conjunto de aulas teóricas sobre consumo, lixo, energia e água, que estavam relacionados aos conteúdos de transportes e energia. Durante estas intervenções evidenciamos a necessidade de proposição de uma atividade de campo a ser realizada pela escola, tendo como pressuposto inicial estabelecer conexões com o que estava sendo trabalhado em sala de aula. A atividade proposta foi o estudo do meio, que possibilitaria a realização de pesquisas e o envolvimento dos educandos. Como resultado identificamos uma aproximação das turmas com estas temáticas que foram discutidas em sala, possibilitando a desconstrução de alguns conceitos e ações em relação ao ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes Brasileiro, F. M., & Vieira Muniz, A. M. (2017). NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5669. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30693
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.