PIBID- PARCERIA COM ESCOLAS NUMA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA NO QUE TANGE A QUESTÃO DE GÊNERO E CONSEQUENTEMENTE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER.

Autores

  • Fernanda Bravo Rodrigues
  • Luciana Firmino da Costa
  • Beatriz Lima de Freitas
  • Marcelo Tavares Natividade

Resumo

Dado o desenvolvimento da sociedade ao longo do processo histórico, no que tange às mulheres na conquista dos seus direitos, já se pode- na modernidade - perceber uma reconfiguração no que diz respeito ao alcance de direitos negados a elas em outros tempos. Entretanto, a violência contra a mulher ainda não conseguiu ser rompida, com o distanciamento entre o conservadorismo e o processo histórico à modernidade. Tendo como consequência uma naturalização da violência a esse grupo, que ainda são vistas como propriedade do masculino. Percebendo isso, o Pibid, planejou uma temática educacional acerca dos direitos humanos e a vulnerabilidade das mulher em relação a violência ainda sofrida no âmbito social. Assim, este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão ao social, acerca do trabalho feito pelo Pibid nas escolas, expondo a cena pública uma intervenção em sala de aula que promoveu o debate dessa temática com os educandos. Usou-se como metodologia uma linguagem musical em que eles ao ouvirem tais músicas conseguissem identificar os diversos tipos de violência que sofrem as mulheres nas letras que foram escolhidas pelo próprio grupo. Para que, posteriormente, a discussão entre as equipes, em que se dividiu a turma, ocorresse com base na didática proposta. Os resultados obtidos na intervenção trouxe a percepção de uma visão, em sua maioria, de reprodução estrutural acerca do porquê da manutenção dessa violência contra mulher. Houve também um alcance considerável de alunos que refletindo sobre a temática se reconheceram enquanto opressor, se dispondo a pensar de forma mais tolerante as desigualdades em relação aos gêneros e suas consequências para mulher. Conclui-se que, a educação no sentido de trazer intervenções através do Pibid, sobre a temática violência contra mulher, exerce sobre a escola, e, consequentemente, no social, uma importante reflexão sobre as desigualdades de gênero e a diminuição da intolerância contra o feminino.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rodrigues, F. B., Firmino da Costa, L., Lima de Freitas, B., & Natividade, M. T. (2017). PIBID- PARCERIA COM ESCOLAS NUMA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA NO QUE TANGE A QUESTÃO DE GÊNERO E CONSEQUENTEMENTE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5713. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30737

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência