PIBID- PARCERIA COM ESCOLAS NUMA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA NO QUE TANGE A QUESTÃO DE GÊNERO E CONSEQUENTEMENTE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER.
Resumo
Dado o desenvolvimento da sociedade ao longo do processo histórico, no que tange às mulheres na conquista dos seus direitos, já se pode- na modernidade - perceber uma reconfiguração no que diz respeito ao alcance de direitos negados a elas em outros tempos. Entretanto, a violência contra a mulher ainda não conseguiu ser rompida, com o distanciamento entre o conservadorismo e o processo histórico à modernidade. Tendo como consequência uma naturalização da violência a esse grupo, que ainda são vistas como propriedade do masculino. Percebendo isso, o Pibid, planejou uma temática educacional acerca dos direitos humanos e a vulnerabilidade das mulher em relação a violência ainda sofrida no âmbito social. Assim, este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão ao social, acerca do trabalho feito pelo Pibid nas escolas, expondo a cena pública uma intervenção em sala de aula que promoveu o debate dessa temática com os educandos. Usou-se como metodologia uma linguagem musical em que eles ao ouvirem tais músicas conseguissem identificar os diversos tipos de violência que sofrem as mulheres nas letras que foram escolhidas pelo próprio grupo. Para que, posteriormente, a discussão entre as equipes, em que se dividiu a turma, ocorresse com base na didática proposta. Os resultados obtidos na intervenção trouxe a percepção de uma visão, em sua maioria, de reprodução estrutural acerca do porquê da manutenção dessa violência contra mulher. Houve também um alcance considerável de alunos que refletindo sobre a temática se reconheceram enquanto opressor, se dispondo a pensar de forma mais tolerante as desigualdades em relação aos gêneros e suas consequências para mulher. Conclui-se que, a educação no sentido de trazer intervenções através do Pibid, sobre a temática violência contra mulher, exerce sobre a escola, e, consequentemente, no social, uma importante reflexão sobre as desigualdades de gênero e a diminuição da intolerância contra o feminino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues, F. B., Firmino da Costa, L., Lima de Freitas, B., & Natividade, M. T. (2017). PIBID- PARCERIA COM ESCOLAS NUMA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA NO QUE TANGE A QUESTÃO DE GÊNERO E CONSEQUENTEMENTE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5713. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30737
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.