REAÇÕES QUÍMICAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
Resumo
Como forma de introduzirmos o ensino de química de forma prática aos alunos dos 1º anos do ensino médio da E.E.F.M. César Cals, propusemos uma atividade que contemplasse assuntos vistos em sala de aula em uma abordagem experimental. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de elaboração e aplicação de uma aula sobre reações químicas e processos de separação de misturas, de acordo com a proposta do programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Federal do Ceará. O programa tem como um de seus objetivos desenvolver conceitos de práticas docentes. Utilizou-se uma abordagem construtivista através de experimentos em laboratório. Na aula elaborada foram atendidos 450 alunos de 11 turmas diferentes. Para realizar a atividade, utilizou-se reagentes, vidrarias, quadro e pincel. A atividade foi conduzida no período de aula de química de cada turma com duração de 50 min. Dividida em dois momentos de 25 min. Inicialmente, foi apresentado aos alunos os materiais e reagentes de laboratório e os cuidados necessários para manipulá-los, além de uma breve apresentação do que seria trabalhado em roteiro. Em sequência, a atividade foi conduzida pelos alunos sob a supervisão de bolsistas do PIBID. Em seguida, os alunos relacionaram as informações através das discussões acerca do tema e dos conhecimentos adquiridos durante a atividade, comparando com a parte teórica vista em sala de aula. O uso de experimentos como ferramenta metodológica viabilizou o acesso à informação de forma mais dinâmica e atraente, além de incentivar os alunos a construírem seus próprios saberes. Abrindo espaço para que os estudantes pudessem se perceber como produtores de conhecimento. Pôde-se observar que o uso de experimentos no ensino de química na docência aproxima o conteúdo científico da vivência cotidiana do aluno e permite ao professor a reversão da imagem deste como único detentor do conhecimeDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Magno Valente, A. C., Paiva Castro, A. L., Campos, E. de C., & Dias Filho, F. A. (2017). REAÇÕES QUÍMICAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5737. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30761
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.