APROVEITAMENTO DE LODO GERADO NO TRATAMENTO DE ÁGUA DO AÇUDE DA AGRONOMIA COMO FONTE DE FÓSFORO NO CULTIVO DE MILHO
Resumo
O fósforo (P) é um importante elemento que contribui com a eutrofização, sendo sua remoção uma forma eficiente para o tratamento das águas eutrofizadas. O fósforo também representa um sério risco ambiental quando atinge níveis que fazem com que ocorra o surgimento de cianobactérias, que são espécies fixadoras de nitrogênio, mas que se alimentam de fósforo. Por esta razão é extremamente necessário a remoça desta substância química da água para evitar a proliferação de plantas aquáticas que prejudicam os animais que nela vivem. Na remoção química, o alumínio (Al) presente em argilas modificadas remove o P por adsorção. Ao final da remoção é formada quantidade significativa de lodo rico em P, o qual não possui destino pré-determinado. Supõe-se que doses crescentes deste lodo, aplicadas em solo com pH superior a 5,5, aumentam a disponibilidade de P e favorecem o desenvolvimento vegetal, diferentemente da aplicação em solo com pH inferior a 5. Neste estudo o objetivo foi testar um lodo proveniente do tratamento de água eutrofizada como adubo fosfatado, avaliando suas doses em dois tipos de solo (pH inferior e superior a 5,5) cultivados com milho. Em fevereiro de 2019 o experimento foi instalado em casa de vegetação, com delineamento inteiramente casualizado (DIC) com 5 tratamentos (doses de lodo 0, 15, 30, 60 e 120 kg ou t ha -1 , equivalentes a 0, 30, 60, 120 e 240 kg ha -1 de P 2 O 5 ) e 4 repetições. A dose de 60 t ha -1 de lodo, correspondente a 120 kg ha -1 de P 2 O 5 , em solo de pH acima de 5,5 favorece o fornecimento de P para a cultura do milho, sendo necessário atentar para os teores de Na + no solo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Roberto Damasceno da Silva, L. (2019). APROVEITAMENTO DE LODO GERADO NO TRATAMENTO DE ÁGUA DO AÇUDE DA AGRONOMIA COMO FONTE DE FÓSFORO NO CULTIVO DE MILHO. Encontros Universitários Da UFC, 4(14), 6100. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/53355
Edição
Seção
I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Tec.-Adm.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.