"Y POR UM DIA" A VIVÊNCIA DA PALHAÇARIA COMO FATOR TRANSFORMADOR DA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR EM ESTUDANTES DA SAÚDE
Resumo
Introdução: O Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde atua há mais de 10 anos realizando visitas diárias ao complexo hospitalar da UFC/EBSERH, por intermédio da palhaçaria como ferramenta de humanização em saúde. Atualmente, ele é composto por membros dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia, que passam por capacitações internas em prol da construção da figura do "Doutor-Palhaço". O Y Por Um Dia, YPUD, é uma extensão do Projeto Y que visa oferecer aos demais estudantes da saúde a oportunidade de vivenciar a visita hospitalar na figura do palhaço por um dia. Objetivos: Avaliar o impacto da palhaçaria como ferramenta transformadora da percepção do ambiente hospitalar em estudantes da área da saúde. Metodologia: Foram sorteados 10 participantes, dos Ciclos de Palestras do Y, dentre os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia, para a extensão "Y por Um Dia". Um questionário foi aplicado na atividade de capacitação previamente e após a intervenção. Os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido para o estudo qualitativo dos resultados imediatos da ação. Resultados e Conclusão: Foi notável que a experiência no hospital auxiliou os estudantes no entendimento da palhaçoterapia como um fator transformador do ambiente hospitalar, contribuindo, muitas vezes, para minorar o sofrimento de pacientes e profissionais. Ademais, muitos afirmaram que a palhaçaria hospitalar é uma importante ferramenta de percepção das dinâmicas locais, seja pela fuga da hierarquia entre os profissionais, uma vez que o palhaço interage com todos sem distinção, seja pela busca de uma relação mais humanizada entre o palhaço e o paciente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.