PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS PRÁTICAS DE SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA NO MÓDULO DE PEDIATRIA

Autores/as

  • Swelen Cristina Medeiros de Lima
  • Rebeca Andrade de Araújo
  • Tharcisio Pereira Brito
  • Christiane Araujo Chaves Leite

Resumen

Introdução: O raciocínio clínico, voltado à população pediátrica, é essencial ao estudante e profissional médico. Para ser realizado, é necessário a coleta e registro sistemático e organizado de informações inerentes à anamnese e exame físico na criança. Objetivos: Avaliar a percepção dos alunos de Pediatria do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a realização de aulas práticas no ensino da Semiologia Pediátrica. Metodologia: Primeiramente uma explanação teórica sobre a sequência do exame físico pediátrico era feita pelo monitor e em seguida realizada uma visita à beira do leito para que os alunos pudessem colocar em prática seus conhecimentos, sob supervisão do monitor. Um questionário quali-quantitativo foi aplicado e 27 alunos responderam perguntas com opções pré-estabelecidas, bem como uma pergunta final “Qual sua sugestão para melhorar as práticas dos monitores no módulo de pediatria?” Resultados: Dentre as respostas, 80,77% dos alunos julgaram como muito relevante (42,31%) ou relevante (38,46%) a atividade dos monitores para seu aprendizado, e apenas 19,23% não acharam relevante. Ademais, 96,15% concordaram que a visita ao leito ajudou a fixar o que deve ser feito na avaliação do paciente pediátrico e apenas 3,85% concluíram que a visita não ajudou. O questionamento aberto obteve 10 respostas, dentre as quais 8 foram sugerindo que houvesse mais práticas no decorrer do módulo “maior frequência de visita ao leito, mais práticas” e as outras 2 sugerindo que as monitorias abordassem os temas vistos no decorrer do módulo com casos clínicos “discussão com casos clínicos sobre as principais afecções vistas na pediatria”. Conclusão: Em face as respostas, torna-se evidente que as atividades práticas de semiologia pediátrica são bem vistas pelos alunos, sendo necessário apenas otimizá-las, aumentando o número de atividades e a variedade de temas abordados e enriquecendo as discussões, visando a melhoria do ensino das turmas futuras.

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Publicado

2019-01-01

Número

Sección

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência