PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Glaubervania Alves Lima
  • Débora Teles de Oliveira
  • Mariana Cavalcante Martins

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é entendida como uma ferramenta de apoio pedagógico no qual o discente-monitor aprofunda os seus conhecimentos e os compartilha com outros discentes. OBJETIVO: Relatar a experiência como monitora na disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar da Criança na Atenção Básica, enfatizando as contribuições e à importância da atividade na formação acadêmica do monitor. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado no período de março/2019 a dezembro/2019. No primeiro momento criou-se um grupo no whatsapp para que os alunos pudessem ter um canal de interação com os monitores e assim esclarecer as dúvidas que fossem surgindo ao longo do semestre. As monitorias presenciais ocorriam semanalmente no Departamento de Enfermagem, em uma sala reservada, com duração média de uma hora. Para explanação do conteúdo utilizou-se da apresentação de slides, aprofundando nos principais pontos abordados em sala de aula. O uso de dinâmicas e jogos de pergunta e respostas também complementaram os encontros. Além disso, foram realizadas monitorias online com o envio de questionários de revisão com perguntas objetivas e subjetivas. Foram enviados resumos elaborados pelas monitoras, para auxiliar nos estudos e serem utilizados nos campos de prática. Ao final das monitorias realizava-se um breve momento de avaliação da metodologia utilizada. RESULTADOS: A experiência da monitoria permite ao monitor desenvolver habilidades como eloquência, empatia, controle emocional, administração do tempo e perda da timidez. Associado ao desenvolvimento das habilidades, se tem a consolidação do aprendizado, pois o monitor precisa estar sempre revisando o conteúdo antes de ministrar suas monitorias. CONCLUSÃO: A atividade de monitoria mostrou-se de grande relevância no aperfeiçoamento dos monitores para uma futura iniciação à docência, além de contribuir no crescimento pessoal e profissional, sendo essencial sua afinidade com a temática abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência