RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A AFETIVIDADE COLETIVA DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA DE CONFEITARIA E DOÇARIA DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UFC
Resumo
O presente resumo visa apresentar um relato sobre a experiência na monitoria da disciplina de Confeitaria e Doçaria, no semestre 2019.2 do Curso de Gastronomia da UFC. As aulas práticas de Confeitaria e Doçaria tinham um aporte para além do aprendizado de uma preparação ou técnica, cada aula iniciava com um momento de afetividade: Um café, uma música, um abraço, palavras de incentivo e motivação. Entre massas macias, cremosas ou arenosas, cremes e merengues, buscava-se trazer motivação afetiva ente alunos, monitores e professoras, de forma que o trabalho fluísse e transcorresse com êxito e que os alunos reconhecessem a importância da sincronicidade para o desenvolvimento do trabalho em da equipe. Piaget (1983), em uma expressão metafórica, afirma que enquanto a cognição é o motor ou a estrutura da máquina humana, a afetividade é o combustível. Motivação e emoção possuem, inclusive, a mesma raiz etimológica, derivadas do verbo latim movere. Ou seja, a categoria afetiva constitui do fenômeno motivacional, que impulsiona, favorece e direciona a um objeto de conhecimento. Cada aula iniciada com essa proposta era muito apreciada pelos alunos, percepção esta sentida pelo baixo índice de falta, e também relato descritos por uma aluna com a frase: “Acho bem importante, nos ajuda a ter mais perspectivas para o futuro e dá um gás para que a aula comece melhor”. Assim como a Gastronomia em suas pesquisas e aprofundamentos, a Confeitaria dentro da Gastronomia fazem da alimentação e construção do prato mais que uma receita: É uma obra de arte finalizada. E para isso, estar em um ambiente equilibrado, com boa sintonia, espírito motivador e afetivo faz todo a diferença na rotina de aprendizado e no desempenho final.Downloads
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Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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