INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: RELAÇÃO ENTRE COMÉRCIO EXTERIOR E CRESCIMENTO DA ECONOMIA.
Resumo
O intercâmbio de mercadorias e serviços constitui um significante instrumento de desenvolvimento econômico, representando um ponto relevante nas oportunidades geradas para alguns segmentos da economia, refletindo a importância da integração econômica para o fortalecimento do comércio exterior e consequentemente da economia. As relações entre comércio internacional e crescimento econômico têm sido motivo de debate até os presentes dias como campo de estudos de economistas, pesquisadores e responsáveis por formulação de politicas econômicas. Os resultados finais serão conduzidos através de análise quantitativa de séries de tempo do comercio exterior brasileiro, do PIB brasileiro e mundial no período de 1974 a 2018 sobre as quais serão aplicados modelos econométricos, especificamente o modelo do teste de causalidade de Granger (1969) no sentido de revelar ou não, uma relação positiva direta do comércio exterior no desempenho da economia nacional. O objetivo geral deste trabalho e analisar e compreender o grau de integração econômica do país e o quanto isto impacta no crescimento da economia nacional. Especificamente, os objetivos a serem perseguidos são: Analisar o grau de abertura da economia em paralelo ao desempenho da economia brasileira de forma geral; Analisar a existência ou não de uma relação de causalidade entre comércio exterior e crescimento da economia nacional; Analisar também se há uma possível relação entre o crescimento da economia nacional e mundial. Quanto aos resultados observados neste trabalho, o grau de abertura da economia apresentou uma maior tenência de alta no início da década de 2000 quando se deu o boom das commodities impulsionado pelo crescimento da China e pelo maior grau de liquidez internacional. Os testes econométricos aplicados apontam para uma relação de causa entre comércio exterior e crescimento da economia e entre crescimento do PIB Brasil e do mundo, concluindo que existe uma relação entre integração e crescimento econômico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Sabino Coelho, R., & Borges Monteiro, V. (2019). INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: RELAÇÃO ENTRE COMÉRCIO EXTERIOR E CRESCIMENTO DA ECONOMIA. Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1608. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59365
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.