O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL EM CRIANÇAS A PARTIR DO USO DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA DANÇA
Resumo
O trabalho tem o objetivo de descrever o processo de construção da consciência corporal de crianças entre quatro e seis anos de idade participantes do Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC) na Universidade Federal do Ceará utilizando tecnologias analógicas. No contexto social atual, as crianças não constroem o conhecimento corporal no âmbito das creches a partir da intervenção artística vinculada aos conceitos de dança, sentem-se seguras de realizar atividades desse gênero sozinhas. Foram realizadas atividades com duas turmas de treze crianças cada, totalizando vinte e seis sujeitos de pesquisa, nas segundas e quartas-feiras no período da tarde, no lócus das salas de brinquedos e do parquinho. Como tecnologia foram utilizados bambolês, fitas coloridas e instrumentos musicais. A coleta foi realizada entre agosto e novembro de 2019 por meio da observação direta do fenômeno e pela análise de desenhos feitos pelos sujeitos ao final das atividades. O processo se inicia com a reunião das crianças por turma, seguidas de um comando da professora de dança com o uso das tecnologias pelas crianças e pela professora conjuntamente, favorecendo a construção da consciência corporal por meio de movimentos ascendentes com rodopios, saltos, elevação de braço, com interação com o próprio corpo e com de outros colegas. Observou-se que as crianças desenvolveram segurança para realizar movimentos sozinhas, manusearam melhor as tecnologias e entenderam seus corpos em potencial, capazes de fazer movimentos específicos e elaborados. Algumas crianças apresentaram dificuldades em entender os comandos, perdendo a atenção durante as atividades, sobretudo quando utilizam as tecnologias, aspecto não observado quando utilizam apenas a imaginação. Os resultados serão apresentados para a coordenação do NDC a fim de serem pensadas novas formas de utilização de dança no contexto de ensino-aprendizagem de crianças dessa faixa etária; pretende-se continuar a pesquisa em semestres subsequentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.