O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE “MAPAS AFETIVOS” COMO MÉTODO DE PESQUISA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Resumo
As intervenções que evidenciam a inter-relação pessoa-ambiente propõe-se a conhecer e intervir nas dinâmicas afetivas em diferentes contextos, de forma a desenhar estratégias de enfrentamento diante das vulnerabilidades sócio-ambientais. O levantamento de dados, apoiados nos sentimentos e emoções atrelados ao ambiente, reverberou em atividades que ressignificaram a interação entre a comunidade e seus espaços de forma emancipadora e compromissada com a realidade. A perspectiva de atuação no projeto “MAPAS AFETIVOS” COMO MÉTODO DE PESQUISA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL buscou compreender as demandas sociais mais urgentes no município de Maracanaú pela população assistida nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A relevância desse projeto de pesquisa e de intervenção está na sua atuação na Política Nacional de Assistência Social, trazendo um método de territorialização que torna imprescindível o conhecimento do lugar. Tem como objetivo geral conhecer a Estima de Lugar dos moradores referenciados pelos CRAS Timbó e CRAS Parque São João por intermédio da coleta de dados pelo Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA). A base teórico-metodológica articula a psicologia social e ambiental, ao indicar a forma como os usuários dos serviços do PNAS estimam e se implicam ao seu território. Os resultados preliminares da pesquisa apontam a existência de sentimentos potencializadores (agradabilidade e pertencimento), e despotencializadores (Insegurança e destruição). Os sentimentos de contrastes também estiveram presentes sendo estes em sua grande maioria potencializadores. Conclui-se que a importância de ações de políticas públicas que possam considerar as necessidades objetivas, as de ordem subjetivas e afetivas. Agradecimento à PIBIC- UFC pelo amparo do estudo à pesquisa em curso.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE “MAPAS AFETIVOS” COMO MÉTODO DE PESQUISA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. (2019). Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1768. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59527