PRÁTICAS COM A ROBÓTICA EDUCACIONAL EM UMA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL
Resumo
A robótica educacional é um campo em crescimento na educação que possibilita ao aluno desenvolver o seu conhecimento, tais como na matemática, engenharia, ciência, na tecnologia entre outras áreas. Diante disso, a escola é da rede privada que atende alunos da educação infantil ao ensino fundamental nos anos finais. A mesma tem uma abordagem ecossistêmica em que se é prezado por um ambiente sustentável e com maior interação com os elementos da natureza, a escola tem práticas de reciclagem e reutilização dos materiais descartáveis ou não, desse modo a robótica sustentável é uma modalidade que atende as demandas da escola, visto que o todos os materiais que o professor utiliza em classe são recicláveis e descartáveis em especial o papelão para a construção dos robôs. A pesquisa teve como objetivo analisar o desenvolvimento dos alunos do ensino fundamental anos finais em relação a robótica educacional, com especificidade na habilidade de criação e consciência do uso de materiais sustentáveis, em que a metodologia usada foi de observação total durante a aula que dura em média de 50min e com registro escrito da observação e apresentando como resultado um bom desempenho dos alunos em relação o que foi passado em aula, em que eles traziam materiais recicláveis de casa ou aparelhos em desuso para acrescentar as aulas de robótica educacional e dessa forma se mostraram bem criativos e atenciosos na criação dos robôs para a construção de uma maior sustentabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.