RELAÇÃO DA POROSIDADE DE AERAÇÃO EM SOLO COM CARÁTER COESO NA CONCENTRAÇÃO DE N E K EM PLANTAS DE MILHO (ZEA MAYS.)
Resumo
Ao longo de grande parte da costa brasileira ocorre uma unidade geomorfológica chamada de Tabuleiros Costeiros, onde predominam solos profundos e distróficos. Porém, esses solos podem apresentar caráter coeso, um atributo diagnóstico que afeta a densidade do solo. Horizontes com esse caráter são resistentes à penetração de raízes além de dificultarem a aeração devido ao adensamento. O presente trabalho teve como propósito avaliar os efeitos da porosidade de aeração sobre o acúmulo de nitrogênio (N) e potássio (P) na parte aérea de plantas de milho. Colunas de solo foram montadas utilizando tubos PVC (Policloreto de Vinil) com raio de 10 cm e altura de 40 cm, sendo 20 cm de horizonte A, com estrutura deformada e 20 cm de horizonte B com caráter coeso, com estrutura preservada. No horizonte B com caráter coeso foram estabelecidas porosidades de aeração de 4%, 6%, 9%, 11% e 13%. O milho foi semeado nos recipientes e submetido aos tratamentos 10 dias após emergência (DAE). O experimento foi finalizado aos 41 DAE, quando a parte aérea foi retirada, seca, moída e usada no preparo de extratos. O N foi obtido pela digestão do material por ácido sulfúrico mais peróxido de hidrogênio e a determinação foi feita através do método de Kjeldahl. Na quantificação do P a abertura da amostra foi realizada com ácidos nítrico e perclórico e a determinação feita pelo fotômetro de chama. No tratamento de 0,04 cm3.cm-3 o teor de N foi de 18,5 g.kg-1 e no de 0,13 cm3.cm-3 foi de 17,6 g.kg-1, ocorrendo uma redução de 4,8% na maior porosidade de aeração em relação a menor. Para o P no tratamento de 0,04 cm3.cm-3 o teor foi de 25,2 g.kg-1 e no tratamento de 0,13 cm3.cm-3 foi de 23,6g.kg-1, apresentando uma redução de 6,3% em comparação à menor porosidade de aeração. Para os dois nutrientes as concentrações decresceram à medida que aumentou o volume de poros livres de água.Downloads
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Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
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