TRADUÇÃO COMENTADA DE THE DARKSIDE DETECTIVE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo comentar a tradução e localização de dois capítulos do jogo eletrônico The Darkside Detective, da desenvolvedora Spooky Doorway. Por tratar-se de um jogo do estilo point and click – gênero de jogos em que o jogador precisa ler e escolher diálogos além de utilizar itens para interação entre objetos no inventário e com o cenário para resolver os quebra-cabeças – que, portanto, depende majoritariamente de recursos textuais para que o progresso do jogador seja alcançado, foi necessário cuidado na hora de adaptar o produto para a língua portuguesa. Outro aspecto que torna a tradução comentada deste objeto um processo delicado é o tom humorístico do jogo. Parte do humor do jogo é alcançado por meio de trocadilhos (todos os nomes de capítulos, por exemplo) e, em determinados momentos, elementos da cultura norte-americana são colocados como suportes de efeito satírico, tornando muito complexa uma possível localização. Frente a esta dificuldade, foi extremamente importante analisar as escolhas de quais expressões e termos utilizados foram importados para o português brasileiro (como é o caso da cidade chamada Twin Lakes em referência à cidade fictícia de Twin Peaks, do seriado homônimo), quais foram traduzidos (como em Malícia no País das Maravilhas) e quais foram alterados (no caso das rimas de uma poltergeist) para que a imersão do jogador fosse possível.Os bolsistas envolvidos agradecem à PROINTER por ter possibilitado a realização do trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.