A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: SUA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CÉLULA DE ECONOMIA.
Resumo
O seguinte trabalho retrata experiências vivenciadas por mim durante as atividades na Bolsa de Iniciação Acadêmica – BIA vinculada ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE. O programa aborda a aprendizagem cooperativa e trabalha atualmente com seis pilares que buscam promover a autonomia, a liderança e o protagonismo. Possui atividades como formação, história de vida e interação entre os bolsistas. Além dessas atividades, há a elaboração de um projeto de célula. O relato tem como objetivo apresentar o programa, relatar como a aprendizagem cooperativa é utilizada nas suas atividades e expor como foi desenvolvido também o meu projeto no curso de ciências econômicas junto à aprendizagem cooperativa do PACCE. Ademais, descrever quais foram os desafios enfrentados ao longo das atividades da bolsa com o isolamento social, exclusivamente na modalidade remota, e como foi adaptá-las do presencial para o online. Esse relato traz consigo a importância da aprendizagem cooperativa na formação acadêmica dos universitários e na graduação bem como no desenvolvimento pessoal e no papel como cidadão na sociedade. As experiências contidas ao longo do relato de experiência correspondem às atividades que ocorreram no período de 2020.1 e até o presente momento do semestre 2020.2 da Universidade Federal do Ceará. Por fim, ao desdobrar-se das atividades é perceptível que a aprendizagem cooperativa tem contribuído para a universidade acadêmica de diversas formas. Ao desenvolver um projeto de célula, os membros da célula e o próprio articulador têm a oportunidade de conviverem juntos e construir um ambiente propício para uma troca mútua de experiências e conhecimentos acerca da temática desenvolvida no projeto. O PACCE busca aumentar não somente o grau de satisfação e pertença do universitário a universidade, mas também contribuir para o rendimento e desenvolvimento do mesmo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vanessa Andrade Silva, M., & Augusto Peres, D. (2021). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: SUA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CÉLULA DE ECONOMIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4393. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63515
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.