A CLASSIFICAÇÃO DO ACERVO ESPECIAL DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFC
Resumo
Os métodos de classificação são essenciais para manter a ordem em um acervo e, principalmente, facilitar a localização de uma obra que está sendo requisitada. Classificação, no geral, é a ação de separar algo por semelhanças ou diferenças, criando diversas categorias que seguem um determinado padrão. Com a experiência adquirida durante a atuação como bolsista no segundo semestre de 2020, esta pesquisa pretende apresentar a importância do trabalho realizado para manter o acervo organizado, bem como, explanar sobre a Classificação Decimal de Dewey (CDD) utilizada pelo acervo de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária (BU), que é administrado pela Divisão de Preservação do Acervo (DPRA), localizada no prédio da BU, no Campus do Pici. A partir da metodologia bibliográfica, foi possível apresentar alguns autores que contribuíram para a criação de melhorias ou novos métodos de classificação. Dentre eles, destaca-se o advogado Paul Otlet (1868-1944) e o professor Henri La Fontaine (1843-1843), que tiveram a iniciativa de criar um novo método de classificação, que ficou conhecido como Classificação Decimal Universal (CDU), tendo por base a CDD. Conclui-se que a classificação utilizada facilita o processo de recuperação e compartilhamento da informação, quando exigida pelo usuário, além de possibilitar o controle dos itens presentes no acervo. Por serem obras especiais, os cuidados são diferentes comparado ao acervo circulante. Essas obras raras possuem não somente um valor monetário, mas sobretudo um valor histórico, simbólico e outros atributos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Matos Mesquita, A., Évila de Sousa Veras, B., & Aline Pinheiro, A. (2021). A CLASSIFICAÇÃO DO ACERVO ESPECIAL DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4395. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63517
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.