A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcos Jose Martins Pereira Filho
  • Pedro Henrique de Sousa Xavier
  • Miqueias dos Santos Cirino
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O presente estudo aborda uma análise histórica e etimológica da palavra etnomatemática, para refletir a importância dela para as práticas docentes dos professores de matemática das escolas públicas. Buscamos conhecer o significado da etnomatemática, para que a partir dessa definição possamos refletir como ela influencia os processos de ensino-aprendizagem da matemática nas suas diferentes formas, e também, dentro de distintos espaços culturais, influenciando assim à prática pedagógica do professor. Com isso visamos propor soluções para problemas que a aprendizagem matemática vem sofrendo. Este trabalho utilizou pesquisas bibliográficas iniciada a partir dos estudos de Ubiratan D’Ambrosio (1996), levando em consideração as concepções do seu Programa Etnomatemática. Com as reflexões do autor sobre o assunto é possível discutir a necessidade de um ensino de matemática que busque a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante, não apenas centrado em decorar fórmulas matemáticas, mas em compreender realmente o significado da matemática para o mundo real, dessa forma o professor de matemática precisa identificar e valorizar as especificidades de cada aluno, e assim trabalhar de forma inclusiva no âmbito de sua metodologia. Além disso, podemos observar pelas análises que os valores históricos culturais são importantes e cruciais para a construção do conhecimento matemático por parte do estudante. Diante disso, reconhecemos assim a relevância de entender que o estudante é um sujeito produtor de conhecimento, e que necessita ser um agente ativo no processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica