ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE PEQUENOS E MÉDIOS SUINOCULTORES NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
Os projetos de extensão universitária ampliam a atuação do estudante para além das salas de aula, permitindo o aluno conciliar a prática com o conhecimento teórico e científico aprendidos na universidade, de modo a contribuir com a comunidade e transformar a realidade social na qual está inserido. O projeto de extensão do Núcleo de Estudos em Suinocultura visou analisar a produção de pequenos e médios suinocultores do Estado do Ceará, a partir da aplicação remota de questionário para 60 produtores de suínos cadastrados na Associação de Suinocultores do Estado do Ceará. A partir das respostas, um total de 16 suinocultores apresentaram plantel com até 200 matrizes, com apenas 1 produtor enquadrando-se como médio suinocultor com acima de 100 fêmeas em reprodução. Em relação aos pequenos produtores, constatou-se que 68,75% apresentavam rebanho inferior a 50 matrizes e 25% entre 51 a 100 fêmeas. Quanto à alimentação, 100% dos produtores afirmaram que alimentavam os animais de acordo com as fases, com 75% afirmando que tinham facilidade de acesso aos insumos de alimentação e 31,75% afirmaram que adquiriam ração pronta. A assistência técnica foi presente em apenas 25% dos produtores. Dentre as principais enfermidades relatadas, 81,25% dos produtores afirmaram que tinham problemas em relação aos leitões nas fases de maternidade e creche e 31,25% apresentaram fêmeas com problemas reprodutivos. A partir da atividade, conclui-se os principais problemas relatados pelos pequenos e médios suinocultores no Estado do Ceará estão relacionados ao manejo nutricional e reprodutivo, norteando as próximas ações do Núcleo de Estudos em SuinoculturaDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Brendo da Silva Araujo, L., Ramon Santos da Silva, J., & Henrique Watanabe, P. (2021). ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE PEQUENOS E MÉDIOS SUINOCULTORES NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4440. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63562
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.