ARTE, CRIATIVIDADE E PUBLICIDADE - COMO A APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CRIATIVIDADE AFETA OS ESTUDANTES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Resumo
O presente trabalho tem como principal temática as experiências vivenciadas por mim, enquanto bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica (PBIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o ano de 2020. Deste modo, este trabalho tem como objetivo dissertar a respeito das experiências adquiridas durante o desempenho das atividades referentes à articulação da Célula de Aprendizagem Cooperativa em Criatividade e Arte, e o impacto do Programa para meu crescimento pessoal e acadêmico. Este relato fundamenta-se na metodologia da Aprendizagem Cooperativa, estruturada pelos irmãos Johnson (1999), que busca desenvolver a responsabilidade individual e coletiva, o protagonismo, a interação promotora - interação face a face em que através do olhar atento é possível encorajar e reconhecer os esforços individuais dos membros dos grupos - além do desenvolvimento de habilidades sociais, como por exemplo a habilidade social de comunicação. De forma elucidativa, serão apresentadas as atividades desenvolvidas durante o decorrer do Programa - formações, interações, e histórias de vida - assim como o desempenho da célula por mim articulada. Por fim, além de todos os desafios enfrentados ao decorrer da jornada, o atípico cenário pandêmico tornou o processo ainda mais árduo. Desde a ideia inicial de projeto de célula até o desenvolvimento em si da célula foram inúmeras mudanças e adaptações, e mesmo diante de todas as adversidades encontradas, o projeto desenvolveu-se de maneira grandiosa, gerando através da Aprendizagem Cooperativa ótimas experiências aos envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.