ATIVIDADE POGIL PARA ALUNOS DE QUÍMICA DA ENGENHARIA CIVIL
Resumo
Durante o processo de aprendizagem da Química pode surgir muita dificuldade nos alunos, devido sua complexidade e linguagem própria. A metodologia ativa POGIL – Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de Aprendizagem Orientado por Investigação Guiada) tem como objetivo facilitar a compreensão da disciplina de Química. Esse método possibilita que o aluno desenvolva o pensamento crítico, e de uma forma autônoma consiga visualizar a Química mais atrativa; como também visa o trabalho cooperativo em grupos de alunos, executado por meio de perguntas. Por isso, foi desenvolvido uma atividade sobre o conceito de forças intermoleculares e forças intramoleculares focado nos alunos de Química Geral para Engenharia. Essa atividade é composta por uma explicação breve, na qual é diferenciado os estados físicos da matéria, seja na forma macroscópica ou microscópica, e como as partículas se ajustam de acordo com a temperatura. Ademais, é explicado o que são as forças intermoleculares e as forças intramoleculares, e como classificá-las. Isto posto, as perguntas propostas são divididas em questão de exploração, questão de criação de conceito e questão de aplicação, em que foi criado um quadro informativo mostrando as diferentes formas que as forças intermoleculares estão associadas aos polímeros e como são aplicadas na construção civil. Dessa forma, concluímos que a Metodologia Ativa é de suma importância para o processo de aprendizagem, sobretudo nas disciplinas básicas da estrutura curricular dos diversos cursos de engenharia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Saraiva Maia, E., Roberto Viana de Vasconcelos, P., Brenda Araújo Moura, S., & Elenir Nobre Pinho Ribeiro, M. (2021). ATIVIDADE POGIL PARA ALUNOS DE QUÍMICA DA ENGENHARIA CIVIL. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4473. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63595
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.