AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO QUIMICOS DE QUALIDADE DA ÁGUA RESIDUAL DE PROCESSO DE DESTILAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA ANALÍTICA
Resumo
Dentro da rotina de um laboratório de química analítica, o uso de uma água de qualidade nos processos químicos é fundamental para evitar contaminações, bem como reduzir a presença de interferentes nos processos analíticos. Água destilada é a água obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela evaporação) de água não pura, e então condensada em outro recipiente. A água destilada usada nos laboratórios pode ser considerada uma água Grau III, tem seu uso em grande parte no preparo de reagentes e soluções. O projeto teve como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica acerca dos principais parâmetros físico-químicos monitorados em guias de qualidade de análise de água. Neste trabalho foi usado um guia de qualidade europeia EN ISO 3696 como referência. A necessidade de uma água de alta qualidade está associada à técnica analítica que será empregada. Os parâmetros comumente monitorados são: pH (25°C), condutividade elétrica (mS/m 25°C), matéria orgânica oxidável (mg/L), Absorbância (254 nm; 1cm de caminho óptico), resíduos após a evaporação (mg/kg) e conteúdo máximo de sílica (SiO2 mg/L). De acordo com a norma ISO3696, os valores recomendados para água tipo III são: pH: 5,0 – 7,5 (25 °C); Condutividade: 0,5 mS/m 25°C; matéria orgânica oxidável 0,4 mg.L-1 e teor de resíduos 2 mg/kg (110 °C). O monitoramento desses parâmetros de forma continuada, é fundamental para a garantia dos processos químicos e uma maior confiabilidade dos resultados analíticos. Agradecimentos: UFCDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.