AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO E PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATORIO ACARAPE DO MEIO, CEARA, BRASIL
Resumo
Reservatórios são ambientes naturais ampliados ou artificialmente construídos e apresentam características morfológicas e hidrológicas distintas de ambientes lênticos e lóticos, sendo considerado um ambiente intermediário, assim correspondem a uma dinâmica diferenciada, podendo chegar a processos naturais de alteração como a eutrofização e problemas relacionados à depleção do oxigênio dissolvido. Tendo em vista sua importância social e econômica, o gerenciamento inadequado desses ambientes hídricos pode interferir em curto, médio ou longo prazo na qualidade de água e logo comprometer sua utilização. Neste trabalho foram analisadas as condições da qualidade da água, através de dados secundários, anexa com uma metodologia de cálculo de Índices de Estado Trófico Modificado (ETM) e Índice de Qualidade de Água (IQA), o Açude Acarape do Meio, reservatório localizado na Bacia Metropolitana, monitorado pela COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) no Estado do Ceará, na busca de uma identificação das principais alterações nos seus níveis tróficos, assim como, na identificação das principais mudanças nos parâmetros físico-químicos mensurados: temperatura, pH, fósforo total, nitrogênio total, oxigênio dissolvido, turbidez e sólidos totais. As amostras de água foram coletadas pela COGERH no período espaçado de janeiro/2014 a outubro/2014, em um único ponto de coleta que também apresentava mesmas condições em relação a profundidade. Os resultados obtidos apresentaram conformidade com os níveis de qualidade pré-estabelecidos, onde os valores de ETM e IQA variaram de 32,98 a 46,64 e de 53 a 74, respectivamente. É importante salientar que estes índices foram desenvolvidos para avaliar a qualidade das águas para fim de abastecimento público, mas não avaliam outros parâmetros importantes, como substâncias tóxicas e organolépticas, e para avaliar os aspectos relativos ao tratamento e/ou manutenção dessas águas mais análises são necessárias.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO E PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATORIO ACARAPE DO MEIO, CEARA, BRASIL. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4480. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63602