AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO EM AÇUDE NA REGIÃO SEMIÁRIDA.
Resumo
O índice de estado trófico – IET, classifica os corpos hídricos em diferentes níveis de trofia, avaliando a qualidade da água em relação ao enriquecimento por nutrientes, principalmente, fósforo e nitrogênio, que acarretam aumento na produção primária de macrófitas e fitoplânctons. Com isso, objetivou-se avaliar o nível trófico do açude Caxitoré, no município de Umirim, pertencente à bacia do rio Curu, Ceará. As variáveis limnológicas utilizadas foram: clorofila-a, fósforo total e transparência de Secchi, referente às coletas realizadas nos meses de fevereiro, junho e setembro de 2020. Os dados de chuva e volume de água armazenado também foram utilizados. Os dados foram obtidos junto ao Portal Hidrológico do Ceará. Com os dados limnológicos foi calculado o IET de Calson, modificado por Lamparelli para reservatórios. Os valores máximos e médios obtidos para fósforo, clorofila-a e transparência foram: 0,062 mg/L e 0,039 mg/L; 21,15 µm/L e 15,13 µm/L; 1,97 m e 1,59 m, respectivamente. Segundo a resolução 357 de 2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – para águas doces, classe 2, os valores de clorofila-a permaneceram abaixo do limite em todo período de estudo, já para os valores de fósforo apenas o valor mensurado em junho apresentou valor inferior ao limite de 0,030 mg/L. Observou-se os valores e a classificação do índice trófico nos meses de fevereiro, junho e setembro, respectivamente: 56,99 (mesotrófico); 53,42 (mesotrófico) e 59,05 (eutrófico). No mês de junho, quando o reservatório apresentou melhor índice de estado trófico dentre os meses analisados, foi o mês que teve o maior volume de água armazenado, e os valores mais baixos das concentrações de fósforo (0,016 mg/L), de clorofila-a (11,66 µm/L), e maior da transparência (1,97 m). O IET médio para todos os meses analisados foi de 56,48, classificado como mesotrófico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Iza Silva de Castro, M., Braga Cruz Amaral, J., Josivan de Oliveira Lima, F., & Bezerra Lopes, F. (2021). AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO EM AÇUDE NA REGIÃO SEMIÁRIDA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4481. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63603
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.