CATEGORIZAÇÃO DE USOS MÚLTIPLOS DAS ÁGUAS E PROBLEMAS AMBIENTAIS NA LAGOA DA PARANGABA - FORTALEZA
Resumo
Com aumento generalizado por recursos hídricos (r.h) para usos múltiplos (consumo humano, fabril, industrial, pecuário, diluição de dejetos, beleza cênica etc.), a Lei das Águas (N. 9.433), advoga sobre o gerenciamento no manejo conservacionista dos recursos supra. A Quantidade, Qualidade e Garantia deste recurso natural atrela-se diretamente aos usos consuntivos e não consuntivos. Assim, as lagoas urbanas ganham destaque no geral, e em particular, a Lagoa de Parangaba (L.P) - uma das mais importantes de Fortaleza. Tem-se como objetivo: Diagnosticar os usos múltiplos dos recursos hídricos, categorizando-os em consultivos e não consultivos, e especificamente em usos complementares, compartilhados e competitivos para aferição dos problemas ambientais emergentes na L.P. Usou-se metodologia qualitativa-descritiva com trabalhos on-line durante a Pandemia: levantamento bibliográfico e discussões, avaliação de Sistema de Informações Geográficas. Não houve trabalho de campo para avaliação e preenchimentos de quadros e tabelas técnicos para aferição dos recursos hídricos e seus problemas associados. Portanto, foram comprometimentos os objetivos traçados. Observou-se que: usos consuntivos se referem ao consumo animal, lavagem de carros e roupas. Os não consuntivos estão para lazer (pesca e canoagem), diluição de dejetos - provocando aumento de comunidades de plantas aquáticas e algas infestantes relacionadas a eutrofização. Conclui-se que a classificação dos usos múltiplos das águas nas Lagoas é importante para subsidiar os usos múltiplos das águas e as formas de ocupação de seus perímetros, com fins a redução dos impactos da urbanização em corpos hídricos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Caio da Silva, F., Rodrigues do Nascimento, F., Ferreira Silva, L., Vinicius de Oliveira Lima, M., Kelton Sousa Silva, P., & Rodrigues do Nascimento, F. (2021). CATEGORIZAÇÃO DE USOS MÚLTIPLOS DAS ÁGUAS E PROBLEMAS AMBIENTAIS NA LAGOA DA PARANGABA - FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4500. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63622
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.