CONHECER – LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA SURDOS
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa sobre a elaboração de um instrumento de coleta de dados ambicionando um futuro estudo piloto. O estudo piloto apresenta propriedades importantes para desenvolver ou aperfeiçoar intervenções, métodos de intervenção, protocolos, técnicas, entre outros processos de estudo recentes em uma população razoável e sem a necessidade de delimitação de amostra para acontecer o estudo. A preparação de um instrumento de coleta de dados exige suporte teórico e critérios para verificar sua utilidade. Por essa razão, o objetivo deste trabalho é discutir a relevância da aplicação e análise de um instrumento de coleta de dados num estudo piloto para o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa antecedendo a uma pesquisa de campo. A justificativa para a construção deste trabalho decorreu da discussão da equipe do projeto sobre o trabalho a ser desenvolvido durante o período de distanciamento social visto que não foi possível a oferta pela Casa de Cultura Francesa em parceria com a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e Divisão de Tradução e Interpretação Libras/Português (DIVTILS) no semestre letivo 2020.1 do curso Conhecer – Língua Estrangeira para Surdos. O trabalho foi elaborado por meio de um levantamento bibliográfico em artigos publicados sobre a temática e correlata. Concluiu-se a necessidade de apresentar aos pesquisadores da área educacional a importância da validação e da confiabilidade de instrumentos de coletas de dados em pesquisas científicas assim como a importância do estudo piloto para ajustes à coleta definitiva no que diz respeito à confiabilidade e o rigor de uma pesquisa científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
FlorÊncio, T. do N., & Ferreira Lima, R. (2021). CONHECER – LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA SURDOS. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4518. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63640
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.