DIGITALIZAÇÃO E VETORIZAÇÃO DOS LEVANTAMENTOS DE FONTES PRIMÁRIAS CONCERNENTE À FORTALEZA DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX
Resumo
O projeto tem como finalidade realizar a digitalização e vetorização de fontes primárias, realizadas pela professora Margarida Andrade em várias instituições (bibliotecas públicas, arquivo público e no acervo da Prefeitura de Fortaleza). Essa sistematização vai possibilitar o armazenamento na biblioteca setorial do Curso de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD/UFC). Em virtude da pandemia, as atividades foram realizadas de maneira remota, sem prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos. Numa primeira etapa focou-se na vetorização do loteamento do Parque TV, situado no Bairro da Televisão, atual Dionísio Torres. Primeiramente trabalhou-se com uma imagem de uma planta datada de 1987, referente ao recorte escolhido para o estudo. Em seguida, após a vetorização desta planta, foi analisado o mesmo perímetro do loteamento nos dias atuais. Assim, foi gerada mais uma planta, dessa vez do ano de 2020, a fim de se fazer um comparativo do processo de transformação do espaço urbano no período de 30 anos, pontuando e analisando as diferenças entre cada uma. A partir da sobreposição das plantas geradas, compreende-se não só como ocorreu o crescimento de Fortaleza, mas também a forma como se deu o processo de urbanização da cidade, incluindo a sua ocupação territorial, para assim ser possível identificar as mudanças em seu desenho urbano ao longo do tempo. Todas as plantas desse projeto foram digitalizadas na plataforma Archicad.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Carolyne Castro Chaves, M., & Julia Farias de Salles Andrade, M. (2021). DIGITALIZAÇÃO E VETORIZAÇÃO DOS LEVANTAMENTOS DE FONTES PRIMÁRIAS CONCERNENTE À FORTALEZA DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4561. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63683
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.