EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CUIDADOS FARMACÊUTICOS EM PACIENTES COM LEUCEMIA MIELÓIDE CRÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução:O farmacêutico é o profissional responsável por promover a dispensação medicamentosa no âmbito da farmácia clínica, competência que abrange tanto a educação em saúde quanto os cuidados farmacêuticos. No contexto do atendimento ambulatorial de pacientes com Leucemia Mieloide Crônica (LMC), realizado no Hemoce, cabe a este profissional fomentar nos pacientes autonomia na condução do tratamento, bem como instruí-los sobre a importância de prosseguir com o mesmo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de educação em saúde e cuidados farmacêuticos em pacientes portadores de LMC. Metodologia: os bolsistas acompanharam as consultas farmacêuticas realizadas pela farmacêutica clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC). Os atendimentos tinham o objetivo de orientar o paciente quanto ao uso dos medicamentos, as reações adversas, acesso, hábitos de vida saudáveis, e adesão à farmacoterapia, além da dispensação dos medicamentos. A partir dessa perspectiva, foram elaboradas estratégias de promoção do cuidado em saúde, como a produção de um álbum seriado sobre o diagnóstico e comportamento da doença, folder com orientações gerais aos pacientes sobre exames, consultas, poster com apresentação e características dos medicamentos e suas reações adversas, além das restrições alimentares. Resultado: os bolsistas puderam observar como essas estratégias tiveram impacto significativo na adesão ao tratamento, propiciando compreender a importância dos cuidados farmacêuticos, meio pelo qual muitos pacientes redobram os seus cuidados com suas terapias. Conclusão: Conclui-se que o desenvolvimento dessas atividades proporcionou, além da importância clínica, uma integração do profissional com a comunidade (pacientes e cuidadores), desenvolvendo no bolsista uma visão da importância do farmacêutico na adesão e no uso racional de medicamentos, além da participação ativa no desenvolvimento da educação em saúde destes pacientes.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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