ELABORAÇÃO DO CATÁLOGO DE CEPAS DE MICROALGAS DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA.
Resumo
ELABORAÇÃO DO CATÁLOGO DE CEPAS DE MICROALGAS DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA. Orientador: Kelma Pires Cavalcante Autor: Ana Caroline dos Reis Co-autor: Kelma Pires Cavalcante As microalgas constituem um grupo diversificado de microrganismos unicelulares encontrados em ambientes aquáticos (dulcícolas e marinhos) e terrestres úmidos. Nos primeiros, elas compõem o primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Muitas espécies de algas planctônicas apresentam potencial biotecnológico, podendo ser utilizadas em indústrias (farmacêutica, alimentícia, cosmética), na produção de biocombustíveis, na biorremediação de efluentes ou na aquicultura. Os cepários são bancos de microalgas, nos quais as cepas são mantidas em condições controladas. O cepário do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC (DEP/UFC) tem a finalidade de abrigar a coleção de microalgas e analisar o potencial de cada uma para aplicação na aquicultura ou na extração de substâncias bioativas. O objetivo do presente trabalho foi organizar um catálogo ilustrado das cepas presentes no cepário do DEP/UFC. O primeiro passo foi relacionar as cepas colecionadas no cepário do Centro de Pesquisa Aplicada à Aquicultura do DEP/UFC. Posteriormente realizada uma pesquisa no site algaebase.org a fim de classificar a taxonomia de cada espécie. Após a classificação, foi feita uma busca por imagens de cada táxon depositado, com o intuito de ilustrar o catálogo. Foram relacionadas dez cepas, destas, nove (Phaeodactylum tricornutum, Chaetoceros muelleri, C. gracilis, Thalassiosira sp, Nannochloropsis oculata, Isochysis sp., Tetraselmis sp., T. gracilis e T. tetrathele) eram marinhas e uma (Chlorella vulgaris) dulcícola. Quatro pertencem ao Reino Plantae e seis ao Cromista. As espécies do Reino Cromista estão distribuídas nas famílias: Bacillariophyta, Ochophyta e Haptophyta. As cepas do Reino Plantae são da divisão Chlorophyta. Todas as espécies de cepas depositadas tem potencial para aplicações biotecnológicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.