FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO PARCIAL DA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO
Resumo
A degradação do solo, em termos de uso da terra, significa redução ou perda da biodiversidade e da produtividade do solo e, em alguns casos, pode ser tão intensa a ponto de ocorrer desertificação do local. Este fenômeno é resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica dos possíveis motivos que acarretam o processo de desertificação em Irauçuba – CE, e verificar se o tempo de 13 anos de pousio foi suficiente para provocar mudanças na espessura do horizonte Ap. O município de Irauçuba está localizado no interior do Ceará, a 150 km de distância da capital Fortaleza, região predominada por Planossolos onde a principal atividade econômica é a pecuária extensiva. Essa região é caracterizada por um clima com baixa taxa de pluviosidade e alta taxa de evaporação. Os solos sofrem erosão devido à baixa taxa de drenagem e outras condições ambientais, pois, em dias raros, podem ocorrer chuvas torrenciais e a ausência de vegetação permite que haja maior escoamento superficial, principalmente no início da quadra chuvosa, período em que o solo está completamente descoberto vegetativamente. Uma ferramenta importante para tentar reverter essa situação é a prática de pousio, a qual pode proporcionar modificações favoráveis aos atributos do solo, uma área sob pousio promove maior cobertura vegetal, proteção contra o impacto das gotas da chuva e contra a velocidade do escoamento superficial. Com o levantamento conclui-se que o tipo de manejo adotado afeta diretamente a espessura dos horizontes superficiais, e que a prática de pousio por 13 anos conseguiu auxiliar na preservação parcial do horizonte A do solo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ferreira Rego, E., Meneses, J. de S., Gilcivan Moreira Silva, F., Espíndola Romero, R., & Espindola Romero, R. (2021). FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO PARCIAL DA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4607. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63729
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.