INFLUÊNCIA DO HIDROGEL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAGETES PATULA L. SOB IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALOBRA
Resumo
Há muitas áreas do semiárido brasileiro que possuem fontes de águas subterrâneas com condutividade elétrica (CEa) entre 2,0 e 6,0 dS.m-1, as quais são utilizadas na irrigação, sobretudo, nos períodos de escassez de água de boa qualidade. A utilização dessa água salobra pode prejudicar o desenvolvimento da maioria das culturas por causar toxidez e comprometimento da fisiologia das plantas. Entretanto, dentre as espécies vegetais de interesse econômico, as ornamentais se destacam no mundo inteiro pelo grande potencial para o aproveitamento de águas de qualidade inferior. Nesse contexto, o uso de técnicas mitigadoras do estresse salino, se constitui em importante estratégia para a convivência com o problema da salinidade em ambientes semiáridos. Diante disso, esse trabalho teve por objeto avaliar o efeito do hidrogel na mitigação dos danos causados pela salinidade na produção de mudas de cravo de defunto (Tagetes patula L.). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, situada na área experimental da Estação Agrometeorológica, pertencente ao Departamento de Engenharia Agrícola, na Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de setembro de 2020. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso (DBC), com tratamentos arranjados em parcelas subdivididas, onde as parcelas foram as condutividades elétricas da água (CEa) 0,5; 1,0; 2,0; 3,0; 4,0; 5,0; 6,0 dS.m-1 e 4 foram as doses de hidrogel (0, 1, 2, e 3g.L-1), com 5 repetições de 27 sementes cada. Aos 15 dias após a semeadura as variáveis número de folhas, altura de plântulas e comprimento de raiz foram avaliadas. Concluiu-se, portanto, que a utilização de 3g de hidrogel é o ideal para mitigar os efeitos deletérios da salinidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves de Souza Junior, E., Iorrana Gomes Sousa, N., Bernard Oliveira de Sousa, A., & Feitosa de Lacerda, C. (2021). INFLUÊNCIA DO HIDROGEL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAGETES PATULA L. SOB IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALOBRA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4657. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63779
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.