MONITORAMENTO CLÍNICO-LABORATORIAL DOS PACIENTES AMBULATORIAIS COM ARTRITE REUMATOIDE EM ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO EM HOSPITAL DE ENSINO.

Autores

  • Emmanuelle Gama da Cunha
  • Bruna Esmeraldo Oliveira
  • Marianne Urbano da Silva
  • Mirian Parente Monteiro

Resumo

Introdução: A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, inflamatória, sistêmica, crônica e de etiologia desconhecida, que está associada à disfunção articular progressiva e comprometimento geral no estado funcional. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas vigente, o tratamento do paciente com AR deve ser multidisciplinar e incluir revisões periódicas para a avaliação da efetividade e segurança da farmacoterapia. Objetivo: Realizar o monitoramento dos exames laboratoriais e parâmetros clínicos dos pacientes assistidos pela Unidade de Cuidado Farmacêutico (UCF) da Farmácia Ambulatorial do Hospital Universitário Walter Cantídio, os quais são necessários à avaliação clínica dos pacientes em acompanhamento farmacoterapêutico (AFT) quanto à prevenção, identificação e resolução dos problemas relacionados aos medicamentos (PRM). Métodos: Foram realizadas as seguintes etapas: 1. Monitoramento periódico dos resultados dos exames laboratoriais e clínicos em sistema informatizado específico do serviço, prontuários e fichas farmacoterapêuticas; 2. Revisão da farmacoterapia para identificação de PRM; 3. Emissão de informes farmacoterapêuticos (IF) para discussão com o médico, ou encaminhamento a outros níveis de atenção à saúde que o paciente é assistido. Resultados: Foram monitorados 136 exames de avaliação hematológica (hemograma), hepática (transaminases), renal (creatinina sérica) e cardiovascular (glicemia e lipídeos), e 43 resultados de pressão arterial (PA), os quais implicaram no envio de 17 IF relacionados à problemas de inefetividade (52,9%) e de insegurança (41,2%) e um de encaminhamento do paciente para avaliação diagnóstica em Unidade de Atenção Primária (UAPs) após rastreamento em saúde. Conclusão: Os resultados observados apontam a importância do AFT, em especial o registro dos exames, para monitorar situações de inefetividade e possíveis efeitos adversos, de modo a contribuir para o uso racional da farmacoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Gama da Cunha, E., Esmeraldo Oliveira, B., Urbano da Silva, M., & Parente Monteiro, M. (2021). MONITORAMENTO CLÍNICO-LABORATORIAL DOS PACIENTES AMBULATORIAIS COM ARTRITE REUMATOIDE EM ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO EM HOSPITAL DE ENSINO. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4700. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63822

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica