NTERNACIONALIZAÇÃO NA UFC: IMPACTO NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
A internacionalização é um dos pilares da universidade moderna. Além de interagir com a sociedade local deve também abrir-se para relações com parceiros internacionais com o intuito de aprimoramento técnico nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e consequentemente a disseminação do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi mapear o fluxo de estudantes assim como de docentes de e para a UFC a partir do ano de 2010 e avaliar o possível impacto na graduação e na pós-graduação. No âmbito dos cursos de graduação serão analisados os cursos que mais recebem e enviam alunos incluindo programas específicos como BRAFITEC, Bolsas Santander e PEC-G. Na Pós-Graduação serão avaliados programas específicos de alunos que buscaram cursar Mestrado e Doutorado na UFC, assim como os programas de Doutorado Sanduíche e Doutorado em cotutela que culminaram com a obtenção de Duplo-Diploma. Será também apresentado um mapeamento de docentes da UFC no exterior, especificamente em Programas de Pós-Doutorado. Os resultados deste estudo servirão como base para a criação de um banco de dados da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) para ser cadastrado no sistema SIGAA. Além de orientar a administração para a tomada de decisões estratégicas que impulsionem a internacionalização na UFC, tendo como parâmetro o fluxo de alunos, o impacto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da instituição e o interesse das instituições internacionais parceiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ferreira Bezerra de MacÊdo, B., Anastácia da Costa e Silva, R., Araújo Oliveira, C., & Otavio Cito Cesar Rego, R. (2021). NTERNACIONALIZAÇÃO NA UFC: IMPACTO NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4714. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63836
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.