PERFIL DO CONSUMO DE LEITES FERMENTADOS EM CIDADES DO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
Os leites fermentados são obtidos pela ação de bactérias láticas do leite, a qual promove a sua coagulação pela redução do pH. Utilizou-se formulário digital, elaborado na plataforma Google Formulários, constando de 18 perguntas sobre o nível de conhecimento, preferência de sabores e consumo de leites fermentados. Analisou-se o perfil de consumo de 155 pessoas, sendo 67% de mulheres e 33% de homens, com a faixa etária predominante entre 18 a 25 anos, residentes em 18 cidades do estado do Ceará, no período de Maio a Junho de 2020. A análise estatística para comparação dos dados qualitativos foi realizada por teste Qui-quadrado (p<0,05) e histogramas de distribuição de frequência para análise das respostas recebidas, utilizando o software Microsoft Excel versão 2010. Um percentual de 54% dos entrevistados declararam ter pouco conhecimento sobre leites fermentados. As pessoas que responderam conhecer bem o tema (24%) possuem ensino superior. Os participantes que consomem ou moram com alguém que consome leites fermentados totalizaram 68%, sendo observado que pessoas com maior renda são as que mais consomem leites fermentados. Para 55% dos respondentes, o sabor é o fator mais relevante no momento da compra dos produtos lácteos fermentados, seguido do preço (16%). Sobre as embalagens e as quantidades oferecidas no mercado, os participantes responderam preferir produtos em “garrafa” e com massa de 900g. Conforme os dados apresentados, é perceptível a relação direta entre maior renda, grau de escolaridade, conhecimento e maior frequência de consumo de leites fermentados no estado do Ceará. No momento da compra, os fatores mais importantes observados são o sabor e o preço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Beserra de Castro, G., Cunha Cruz, V., Silva, A., Döering Gasparin Carvalho, J., & Almada Cruz, G. (2021). PERFIL DO CONSUMO DE LEITES FERMENTADOS EM CIDADES DO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4767. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63889
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.