PREVALÊNCIA DE LESÕES DOS ATLETAS UNIVERSITÁRIOS EM ATENDIMENTO NA LIGA DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA
Resumo
Introdução: O estudo epidemiológico tem um papel fundamental no esporte através da investigação das principais lesões que acometem os atletas, além de ser o primeiro passo para a elaboração de um programa de prevenção de lesões. A Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE) atua na prevenção e no tratamento de lesões dos atletas universitários. Objetivo: Analisar a prevalência de lesões dos atletas universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) em atendimento na LIFE. Métodos: A amostra foi composta por 16 participantes de ambos os gêneros. Foram submetidos a uma Ficha de Avaliação formulário pela LIFE, que contempla anamnese, exames físicos e exames complementares, com objetivo de formular o diagnóstico cinético-funcional e o plano terapêutico dos atletas avaliados. A análise estatística foi realizada no software SPSS através da análise de frequência. Resultados: A prevalência de lesões das atletas femininas (n=9), em ordem decrescente foi: 66,66% (n=6) apresentam lesões no joelho, 11,11% (n=1) lesão na perna, 11,11% (n=1) lesão na coxa, 11,11% (n=1) lesão na mão. Em atletas masculinos (n=7), em ordem decrescente foi: 14,28% (n=1) apresentam lesão no ombro, 14,28% (n=1) lesão no quadril, 14,28% (n=1) lesão na coxa, 14,28% (n=1) lesão no pé, 14,28 (n=1) lesão na mão, 14,28% (n=1) lesão no pescoço, 14,28% (n=1) lesão no cotovelo. Conclusão: As atletas universitárias em atendimento pela LIFE apresentam maior prevalência de lesões na região do joelho. Já os atletas masculinos apresentam a mesma taxa percentual de lesões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Almeida Pereira, P., Mara da Silva Reis, H., Ribeiro de Oliveira, R., Olavo de Paula Lima, P., Peixoto Leão Almeida, G., & Almeida Bezerra, M. (2021). PREVALÊNCIA DE LESÕES DOS ATLETAS UNIVERSITÁRIOS EM ATENDIMENTO NA LIGA DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4781. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63903
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.