RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CÉLULA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM MATEMÁTICA APLICADA
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiências do autor, a partir de suas vivências na Célula de Estudos de Matemática Aplicada para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculada ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Em vista disso, a seguinte pesquisa tem como fito a apresentação das ferramentas dispostas pela aprendizagem cooperativa que atuam no desenvolvimento dos estudos de universitários. Este relato incrementa-se pela importância de desenvolver um suporte aos estudantes em período de encontros remotos, em virtude da pandemia por COVID-19, dessa forma, o mesmo atua na contribuição da aprovação na disciplina a que a célula está vinculada. As experiências expostas correspondem ao período entre agosto e dezembro de 2020. Por fim, sabe-se que diante da obrigatoriedade do distanciamento social e suspensão das aulas presenciais em todas as universidade e escolas do brasileiras, desde o segundo trimestre do ano de 2020, ficou notório que a educação seria uma área bastante afetada, devido aos fatores específicos agregados em seu aspecto cultural, dessa forma, os pilares da aprendizagem cooperativa juntamente com a aplicação das ferramentas online utilizadas atenuaram as dificuldades que surgiram no ensino remoto. Por conseguinte, conclui-se que é possível mesmo em contexto de distanciamento social se desenvolver um ensino mais didático, eficiente e humanizado com base nos pilares da aprendizagem cooperativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Henrique Andrade Bleasby, P., & Kelly Oliveira Rodrigues, Y. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CÉLULA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM MATEMÁTICA APLICADA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4813. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63935
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.