SALA VERDE ÁGUA VIVA: DA RECORDAÇÃO AO SURGIMENTO DE UM NOVO PANORAMA NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A educação ambiental é o processo onde o indivíduo e a coletividade desenvolvem ações, práticas e saberes voltados para a manutenção e preservação do meio ambiental, que visa garantir a qualidade de vida atual e das futuras gerações. Desenvolve a consciência do homem em conjunto com a natureza, o colocando como uma parte do meio e não um objeto separado, onde suas ações ocasionam diversas consequências que, se não pensadas de forma a minimizar os impactos, podem causar danos permanentes ao ecossistema. Diante dessa realidade, o Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), desde 2001, atua em atividades voltadas para a educação ambiental por meio do projeto Sala Verde Água Viva. O programa desenvolve atividades de extensão em escolas de ensino fundamental e médio situadas em Fortaleza e na Região Metropolitana com intervenções (palestras, atividades lúdicas e ações) nesses espaços com o intuito de promover a educação ambiental de forma diferenciada na educação básica. O seguinte resumo tem como intuito destacar a importância dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal do Ceará, com foco no projeto Sala Verde Água Viva, através do histórico (2013-2019) de atividades, escolas visitadas, bolsistas participantes, publicações, eventos dos quais participou para destacar a importância da permanência e continuidade de projetos voltados para a educação ambiental, assim como outras áreas que podem contemplar a comunidade local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Felipe Lopes de Sousa, L., & Vicente da Silva, E. (2021). SALA VERDE ÁGUA VIVA: DA RECORDAÇÃO AO SURGIMENTO DE UM NOVO PANORAMA NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4829. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63951
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.