SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CE
Resumo
O município de Canindé está localizado na região norte do estado do Ceará, possuindo clima predominantemente semiárido, em terreno constituído por rochas do embasamento cristalino, inserido no bioma caatinga (Prefeitura de Canindé), sendo a estação seca opressiva durante o ano (weatherspark). Este trabalho tem por objetivo, estudar a degradação no município por meio de imagens geoprocessadas, com a utilização do software livre Qgis, fazendo a análise dessas informações para o uso e a busca por melhorias no meio ambiente e sociedade. Com base na necessidade de buscar informações de dados, o sensoriamento remoto nos permite que tenhamos diversas aplicações em diferentes áreas ambientais e sociais, sendo uma tecnologia onde nos propicia a ter um monitoramento aéreo do objeto de estudo. Dessa forma podemos obter através da análise de dados e das imagens de satélite, uma maior acuidade de informações da localidade de estudo que foi selecionada. Observando o sistema do bioma Caatinga, percebemos que a classe de Planossolos ocupa aproximadamente 10,5%, e está entre as mais vulneráveis à mudanças climáticas globais, além de sofrer com a degradação ambiental, apresenta evidências de processos de desertificação. Contudo, buscando fazer uma análise dos solos e observações através dos produtos de sensoriamento remoto da localidade, pode-se acompanhar os resultados através dos anos, fazendo-se assim o monitoramento dessas áreas de Canindé-CE, em seus vários aspectos ambientais e sociais. Palavras chave Sensoriamento remoto Canindé-Ce Degradação ambientalDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Irlisson Ferreira Dias, F., Felix da Silva, A., Wesley Maciel dos Santos, M., & Pinto Vidal de Oliveira, V. (2021). SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO A ANÁLISE DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CE. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4838. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63960
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.