SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DO CEARÁ: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO ESPAÇO CEARENSE
Resumo
O projeto “Uma interpretação geográfica das lutas e resistências dos povos do Ceará”, tem como um dos objetivos estudar a geohistória dos movimentos dos povos do campo no Ceará, e, esse trabalho, de modo particular, O Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Abaiara (STRAAFA). A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfica e documental a fim de nortear os parâmetros metodológicos e potencializar as pesquisas acerca de sindicatos, bem como sobre a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), para compreender um pouco a organização do espaço e território dos sindicatos no estado, e a relevância do STRAAF. Mediante os resultados preliminares obtidos, constatou-se que existe uma crescente bibliografia que destaca o papel da natureza e dos conflitos camponeses que estão contidos no território rural. Nesse contexto, é invariável que as pesquisas também estejam seguindo o mesmo rumo, onde se procuram entender qual o papel dos STRAAF como mediador e transformador das formas de organização e produção dos espaços rurais no Ceará, tendo como estudo de caso o do município de Abaiara. A opção por estudar os STRAAF decorre de vários fatores. Primeiro, histórico são os mais antigos. Segundo, único sindicato presente em todos os municípios do Brasil, conforme o IBGE. Terceiro, para o entendimento das resistências e conflitos que já ocorreram e que, ainda hoje permeiam a realidade dos povos do campo aproximadamente 500 anos. Quarto, movimento disputado por partidos políticos de todas as cores, igrejas e pelo estado brasileiro. E a escolha do STRAAFA porque é um sindicato pequeno, com pouco estudos, e da facilidade de acesso ao material do sindicato.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Luciano da Silva Junior, A., César de Abreu Júnior, A., & Amaro Gomes de Alencar, F. (2021). SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DO CEARÁ: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO ESPAÇO CEARENSE. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4839. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63961
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.