SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ACESSIBILIDADE À FILOSOFIA NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Resumo
O seguinte trabalho tem como temática central a reflexão e relato de "como podemos fazer a filosofia tornar-se acessível?" que provém da estadia do estudante-autor no programa PACCE, que no ano de 2020, esteve vinculado a BIA (bolsa de iniciação acadêmica). Pensando neste problema de comunicação entre a sociedade e a universidade, foi realizado um grupo de estudos de filosofia que como princípio tinha a inclusão e o (re)despertar da paixão para com a filosofia tanto do já estudante quanto de qualquer outra pessoa interessada nos assuntos filosóficos. Dada a problemática e a tentativa de solução respectivamente, é momento propício de lembrar a importância de superar essa falta de contato do filósofo e o âmbito social para que se possa formular pensamentos mais diversificados e não ignorar nenhuma forma de pensar; também, faz-se mister que se deve facilitar a compreensão (para filósofos e universitários) das pessoas de fora dos muros da universidade com uma simplificação da linguagem e novas posturas de ensino. Será utilizado, no trabalho, para discorrer sobre o tema central dito acima, vivências do estudante-autor, relatos de membros, materiais de estudo da Aprendizagem Cooperativa, Solidariedade e Autonomia e também reflexões levantadas através do cunho filosófico da escrita. É indubitável que não há nada de positivo nessa segregação que fez-se de maneira velada nas universidades e na filosofia; os seres humanos devem permanecer unidos para continuarem firmes progredindo em suas evoluções.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Honorato Barreto Rodrigues, N., & Ramos, J. (2021). SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ACESSIBILIDADE À FILOSOFIA NO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4842. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63964
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.