UMA NOVA FORMA DE ECONOMIA PROPORCIONADA PELA REDE BODEGA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA (GRUPO DE EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA – GESOL)
Resumo
A Economia Solidária surgiu com o advento do Capitalismo Industrial (SINGER, 2002), a fim de diminuir o empobrecimento dos trabalhadores e trabalhadoras e estabelecer leis que os/as protegessem do desemprego e da exploração da mão de obra que veio junto com a organização fabril iniciada na Inglaterra. Tal forma de organização econômica difunde concepções baseadas na participação dos agentes econômicos através da autogestão e em relações de cooperação tendo como base a propriedade coletiva. Assim, novas de formas de economia que se opunham ao capitalismo industrial surgiam com o intuito de abranger as classes que se encontravam à margem da sociedade. Nesse sentido, através das relações de extensão do Grupo de Extensão em Economia Solidária — GESOL, esse trabalho tem por objetivo ressaltar a importância de observar outra forma de economia, baseada na sustentabilidade, na cooperação e na autogestão, também no processo de formação, o qual é realizado junto à Rede Bodega de Comercialização Solidária, criada em 2008, através da integração de vários pontos de comércio fixo presentes em quatro territórios, no Ceará: Vale do Jaguaribe (Bodega Nordeste Vivo e Solidário); Ibiapaba (Bodega do Povo); Região Norte (Bodega Arcos); Fortaleza e Região Metropolitana (Budegama e Bodega da Vila de Poetas), gerando oportunidades de emprego e crescimento econômico. A metodologia adotada é do tipo exploratória e descritiva, por meio de pesquisas bibliográficas, além de analisar o processo histórico em questão, de modo a descrevê-lo. Portanto, a relevância da Rede Bodega fortalece o debate sobre novas formas de economia e de desenvolvimento sustentável, sobressaindo, assim, a racionalidade econômica neoclássica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Barros de Freitas, R., & Vasconcelos Ferreira, A. (2021). UMA NOVA FORMA DE ECONOMIA PROPORCIONADA PELA REDE BODEGA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA (GRUPO DE EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA – GESOL). Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4859. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63981
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.