USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA TRABALHADORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: As ações de educação em saúde para trabalhadores estimulam a prevenção de doenças, a promoção de saúde e o engajamento e participação deles em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, tendo como objetivo criar condições para produzir mudanças no comportamento pessoal. Além disso, visam proporcionar a integração homem-trabalho, pois, o ser humano mais saudável, nos mais variados aspectos, irá refletir diretamente na produtividade. OBJETIVO: Descrever a utilização de uma rede social (Instagram) como ferramenta de educação em saúde para trabalhadores. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descrito do tipo relato de experiência a respeito da participação nas ações de educação em Saúde promovidas pelo Projeto de Extensão Fisioterapia na Promoção da Saúde do Trabalhar (PROERGON), vinculado ao curso de fisioterapia da UFC. Visando uma maior ampliação dos conteúdos de educação em saúde criou-se um perfil público na rede social Instagram (@proergonufc), desde março de 2020, com o objetivo de disponibilizar informações sobre prevenção de doenças e promoção de saúde dos trabalhadores. As postagens eram feitas de forma semanal e incluíam temas variados sobre saúde, segurança e bem-estar. RESULTADOS: Ao longo das postagens foram abordados temas como: formas de prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho, cuidados com o home office, a importância da prática da ginástica laboral e informações relativas a doenças ocupacionais com os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) entre outros. Verificou-se que as postagens atingiram mais de 300 visualizações (dados do Instagram). CONCLUSÃO: O desenvolvimento deste trabalho proporcionou um maior conhecimento acerca de temas relacionados à saúde do trabalhador e contribuiu para minha formação enquanto discente, pois foi necessário realizar pesquisas bibliográficas que possibilitaram um maior aprendizado sobre o tema proposto e o desenvolvimento de novas estratégias de comunicação digital.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Mara de Oliveira Gomes, E., Késia Cardoso de Almeida, J., Feitosa, L. do C., Moreira Costa Collares, P., & Fragoso de Andrade, R. (2021). USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA TRABALHADORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4864. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63986
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.