A EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM FOCO DENTRO DA GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFC

Autores

  • Yuri Castelo Branco de Sousa
  • Letícia Maria Gomes Monte
  • Sara Estefany de Souza Nogueira
  • Catherine Furtado dos Santos

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar as atividades realizadas pelo grupo de pesquisa em Educação Musical Inclusiva do Programa Educação Tutorial (PET) do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza. O trabalho de inclusão vem sendo realizado pelo PET no curso de Música desde 2010 por iniciativa do ex-aluno Jonatas Souza com o Prof. Dr. Erwin Schrader, cuja única finalidade até então era transcrever partituras para braille. O grupo foi reativado em 2017 como ação do aluno Paulo Mateus - primeiro aluno cego do curso de Música da UFC - que desde então trabalha para tornar a Educação Musical acessível a todos com necessidades educativas especiais. O grupo de pesquisa conta com a tutoria do Prof. Dr. Gerardo Viana Júnior e tem suas atividades embasadas, sobretudo, na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1997) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), pois são documentos essenciais para o desenvolvimento de atividades nesse eixo. Integram este grupo alguns alunos do curso de Música da UFC, e também indivíduos pertencentes a outros cursos e instituições. As atividades passam por: encontros de pesquisa e estudo de trabalhos referência nas áreas da inclusão e educação musical inclusiva; produções acadêmicas em seu eixo temática; assistência aos discentes com deficiência no curso de Música da UFC em suas atividades acadêmicas. Em 2020, por conta da pandemia, os encontros do grupo se deram de forma remota através de webconferências semanais. Obteve-se resultados como a criação de vídeo-tutoriais de orientações aos alunos sobre acesso às ferramentas utilizadas na Proposta Pedagógica de Emergência da UFC, além de audiodescrição de textos presentes nas disciplinas para inclusão de alunos cegos. Assim, este trabalho expõe apenas conclusões parciais, pois as necessidades educativas especiais não são apenas físicas, mas também intelectuais e emocionais, e estas têm sido continuamente estudadas pelo grupo para viabilizar a formação desses discentes.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Castelo Branco de Sousa, Y., Maria Gomes Monte, L., Estefany de Souza Nogueira, S., & Furtado dos Santos, C. (2021). A EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM FOCO DENTRO DA GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4125. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63999

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial